Volte ao seu peso ideal

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Períodos de festas, exageradas.Geralmente gordurosas demais, açucaradas demais, elas criam um acúmulo de toxinas no organismo provocando diversos malefícios como o cansaço generalizado ou dores intestinais... e, em geral, um ganho de peso pode ser sentido.

É tempo, então, de se organizar e trabalhar para chegar, de um modo ótimo, ao seu peso ideal. Assim, você estará pronto para suas provas futuras.

Começar de modo eficaz com um regime detox

Você está saindo de um período mais rico do que o normal?Nada melhor do que um regime detox para recolocar seu organismo no caminho certo.O objetivo deste regime não é a perda de peso mas purificar o organismo.O princípio se baseia na eliminação dos resíduos e toxinas acumuladas, favorecendo os alimentos de rápida absorção bem com propriedades que facilitam a drenagem de líquidos.

Durante este regime a sua alimentação é levemente hipocalórica e evita alimentos que propiciam a criação de resíduos como:carnes gordas e frios, queijos, pratos gordurosos e temperados, brioches e croissants, doces e álcool.

É preciso dar preferência às refeições que incluem:

- legumes, crus ou em sopa; são fáceis de digerir e pouco calóricos. A alcachofra, o agrião, o aipo e a erva-doce possuem a propriedade de serem altamente drenantes.

- As frutas são fáceis de digerir além de terem a particularidade de combater o cansaço graças à riqueza em vitamina C

- O consumo de água ajuda a na limpeza do organismo.

- Os chás detox: alguns são a base de plantas que possuem virtudes de drenagem como o chá verde, o cassis e a filipêndula.

Objetivo: Alguns quilos a menos para atingir o peso ideal

Após alguns dias de detox, você deseja perder peso de modo eficaz!Eis algumas regras a respeitar:

- Não pular refeições: a perda de peso não é mais rápida quando se pula uma refeição, ao contrário.

- Não ter pressa para comer: O sinal da saciedade se manifesta ao final de 20 minutos.

- Fazer várias refeições por dia: Se fazemos esporta durante o dia, é preferível fazer 3 refeições e uma colação por dia.

- Dar preferência aos legumes: ricos em vitaminas, água e fibras, eles são pobres em calorias e ajudam o organismo a eliminar.

- Não esqueça os carboidratos: eles são responsáveis pelo fornecimento energético de referência e devem estar presentes em cada refeição.

- Seja paciente: Os jornais estão cheios de regimes ultra rápidos. Não ceda à tentação de emagrecer rápido. É garantir um fracasso a longo prazo.

Objetivo: Otimizar meu rendimento com a alimentação

Após alguns dias de detox, opte por uma alimentação equilibrada.

Ela inclui várias refeições: café da manhã, almoço, lanche e jantar, com o objetivo de fornecer todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo.

Proteínas em torno de 11 à 15% do fornecimento energético diário.Elas possuem, entre outras, a função de reparação muscular.

Glicídios em torno de 50% do fornecimento energético diário.Eles trazem a energia necessária ao organismo.

Lipídios em torno de 25 - 30% do fornecimento energético diário.Ele possuem uma outra função energética que pode ser colocado como reserva nas células gordurosas.

Uma alimentação equilibrada possui um impacto direto sobre o treino e o desempenho.Ela ajuda a suportar a carga intensiva de trabalho, limitando os riscos de doenças e ferimentos.Uma alimentação equilibrada oferece várias vantagens aos ciclistas,. Ela permite:

  • otimizar os treinos,
  • melhorar a recuperação,
  • manter um peso estável,
  • reduzir os riscos de ferimentos,
  • garantir uma boa preparação para corridas,
  • realizar performances.

Equilíbrio alimentar

Para garantir um alimentação equilibrada, é necessário incluir:

  • carboidratos (massas, arroz, sêmola...) presentes a cada refeição para o fornecimento de energia),
  • carnes, peixes, ovos, 1 a 2 vezes por dia para o fornecimento de proteínas,
  • legumes, presentes em cada refeição, para o fornecimento de vitaminas, fibras e água,
  • frutas, 2 a 3 por dia, para o fornecimento de vitaminas, fibras e água,
  • produtos lácteos, 2 a 3 por dia para o fornecimento de proteínas e cálcio,
  • gorduras, presentes em quantidade controlada para o fornecimento de ácidos graxos e vitaminas,
  • produtos açucarados, presentes em quantidade controlada para o seu prazer,
  • água a vontade.

 

Marie Fauchille
Diététicienne | Nutritionniste
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