As vitaminas do atleta

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As vitaminas são micronutrientes indispensáveis para o bom funcionamento do nosso organismo. Intervêm com concentração reduzida em numerosos processos vitais. Fornecidas pela alimentação, repartem-se em duas categorias:

  • As vitaminas lipossolúveis: Vitamina A, D, E e K
  • As vitaminas hidrossolúveis: Vitamina B e C

Generalidades sobre as vitaminas

As vitaminas desempenham um papel importante no metabolismo energético, o funciomanto dos músculos, e do cérebro assim como na prevenção de certas doenças. É essencial ter uma contribuição em vitaminas adaptada as suas necessidades num objetivo de saúde e de performance.

As vitaminas não possuem nenhum valor energético, não libertam nenhma caloria. No entanto, são necessárias para o nosso organismo.

No objetivo duma alimentação equilibrada, as contribuições alimentares respondem às nossas necessidades em vitaminas. Portanto, carências podem aparecer em situações diferentes :

  • Um desequilibrio alimentar, frequente na nossa sociedade actual dietas hipocalóricas, dietas vegetarianas, restauração rápida,…)
  • A prática duma atividade esportiva,
  • Os períodos invernais em certas regiões,
  • O consumo de café, chá, álcool, tabaco, …

As fontes mais importantes em vitaminas sãos as frutas e os legumes, as oleaginosas, os cereais, o peixe, os ovos e a carne. Uma suplementação pode de vez em quand oser necessária para otimisar o funcionamento do organismo.

As fontes mais importantes em vitaminas sãos as frutas e os legumes, as oleaginosas, os cereais, o peixe, os ovos e a carne.

As vitaminas Lipossolúveis

Estas vitaminas ligam-se aos lípidos consumidas e são ingeridas em mesmo tempo que ácidos graxos. São armazenadas nas gorduras, o que lhes garante uma presença durante vários dias e até mesmo vários meses no organismo.

Lista das vitaminas lipossolúveis :

  • Vitamina A,
  • Vitamina D,
  • Vitamina E,
  • Vitamina K

As vitaminas Hidrossolúveis

Estas vitaminas são solúveis na água. Não são armazenadas durante muito tempo e são eliminadas nas urinas quando em excesso.

A família das vitaminas B participa na transformação dos glucídios, das proteínas e dos ácidos graxos para fornecer a energia indispensável aos músculos. São, portanto, vitaminas muito úteis aos esportistas de resistência. Em particular as vitaminas B1, B2, B3 e B6 cujas necessidades são muito importantes.

Lista das vitaminas hidrossolúveis

  • Vitamina B1,
  • Vitamina B2,
  • Vitamina B3,
  • Vitamina B5,
  • Vitamina B6,
  • Vitamina B8,
  • Vitamina B9
  • Vitamina B12
  • Vitamina C

Fornecimento em vitaminas

Na excepção das vitaminas K e D, o corpo é incapaz de produzir vitaminas. Por isso, o seu fornecimento pela alimentação é primordial para o funcionamento harmonioso do nosso organismo.

As necessidades em vitaminas dependem de vários critérios : O sexo, a idade, a atividade física, o estado fisiológico.

Certos estados fisiológicos necessitam uma contribuição suplementar em vitaminas: Os esportistas, os adolescentes, as pessoas idosas, as mulheres grávidas ou em fase de amamentação, depois duma doença, duma operação ou dum acidente.

Marie Fauchille
Nutricionista
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Conselhos

As vitaminas são indispensáveis para o bom funcionamento do nosso organismo. Elas estão envolvidas, em baixas concentrações, em muitos processos vitais.
A vitamina C não pode ser armazenada pelo organismo e deve ser consumida diariamente. Atenção, pois é uma vitamina muito sensível à luz, ao ar e ao calor.

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Conselhos

As vitaminas são indispensáveis para o bom funcionamento do nosso organismo. Intervêm em baixas concentrações em numerosos processos vitais.
A vitamina E faz parte das vitaminas lipossolúveis, e por isso é ingerida em mesmo tempo que as gorduras. Deve ser fornecida pela alimentação, o organismo sendo incapaz de a fabricar.

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