Vitamina A ou retinol?

(2)

As vitaminas são indispensáveis para o bom funcionamento do nosso organismo. Intervêm em baixas concentrações em numerosos processos vitais.

A vitamina A faz parte das vitaminas lipossolúveis, e por isso é ingerida em mesmo tempo que as gorduras. Deve ser fornecida pela alimentação, o organismo sendo incapaz de a fabricar.

Onde encontrar vitamina A?

A forma ativa da vitamina A (retinol) encontra-se nos produtos animais tais como o óleo de peixe, o fígado, a manteiga, o atum, o queijo, os ovos... Esta forma é diretamente utilizável pelo organismo.

No reino vegetal, a vitamina A encontra-se na forma de betacaroteno ou pró-vitamina A, precursores da vitamina A. O betacaroteno deve ser transformado para se tornar ativo e ser utilizado. Para isso, necessita de matérias gordas. Encontra-se em todos os frutos e legumes de cor de laranja-vermelho

Vitamina A e esporte

A vitamina intervém em várias funções indispensáveis para os esportistas. Atua na síntese dos pigmentos da retina e portanto melhora a visão. A vitamina A intervem também no crescimento das células, na regeneração dos tecidos (pele, mucosa intestinal) e no sistema imunitário. Nota-se que a vitamina A favorece a absorbção do ferro.

Além das propriedades da vitamina A, o beta-caroteno pode atuar como um antioxidante.

Necessidades de vitamina A

A vitamina A é medida em equivalente retinol (ER). As necessidades são de 600 a 800 ER / dia. Deve-se salientar que 6mg de beta-caroteno têm a mesma atuação que 1mg de retinol.

Um excesso de vitamina A é possível mas somente na forma de retinol porque o organismo só transforma as pró-vitaminas A em vitamina A em função das suas necessidades. Um excesso traduz-se por perturbações digestivas.

As carências são raras e manifestam-se na forma de perturbações cutâneas, da visão, da ossificação e uma sensibilidade maior as infeções.

 

Tudo sobre:

Marie Fauchille
Nutricionista
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vote
Conselhos

As vitaminas são indipensáveis para o bom funcionamento do nosso organismo. Intervêm em baixas concentrações em númerosos processos vitais.
A vitamina D faz parte das vitaminas lipossolúveis, e por isso é ingerida em mesmo tempo que as gorduras. É uma das únicas vitaminas que o organismo sabe fabricar.

(2)
Conselhos

As vitaminas são indispensáveis para o bom funcionamento do nosso organismo. Intervêm em baixas concentrações em numerosos processos vitais.
A vitamina E faz parte das vitaminas lipossolúveis, e por isso é ingerida em mesmo tempo que as gorduras. Deve ser fornecida pela alimentação, o organismo sendo incapaz de a fabricar.

(2)
VOLTAR PARA O TOPO