Vitamina D ou calciferol

(2)

As vitaminas são indipensáveis para o bom funcionamento do nosso organismo. Intervêm em baixas concentrações em númerosos processos vitais.

A vitamina D faz parte das vitaminas lipossolúveis, e por isso é ingerida em mesmo tempo que as gorduras. É uma das únicas vitaminas que o organismo sabe fabricar.

Onde encontrar vitamina D?

90% da vitamina D é fabricada pelo nosso organismo a nível da pele sob a ação do sol. A alimentação fornece o resto (peixe gordo, fígado, gema de ovo, ostras)

Vitamina D e o esporte

A vitamina D é indispensável para os esportistas porque favorece a absorbção intestinal do cálcio e fósforo, favorecendo a mineralização óssea. Favorece deste modo o desenvolvimento ósseo da criança e contribui para lutar contra o aparecimento duma osteoporose. A vitamina desempenha um papel importante na luta contra as infeções.

Necessidades de vitamina D

As necessidades para os adultos são de 5mg / dia.

Um déficit de vitamina D é frequente na maioria da população e uma carência implica uma fragilidade óssea por desmineralização. Uma suplementação pode ser aconselhada no outono ou no inverno enquanto que uma superdosagem em vitamina D é excepcional.

 

Tudo sobre:

Marie Fauchille
Nutricionista
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vote
Conselhos

Las vitaminas son indispensables para el buen funcionamiento de nuestro organismo. Intervienen en pequeñas concentraciones en muchos procesos vitales.
As vitaminas são indispensáveis para o bom funcionamento do nosso organismo. Intervêm em baixas concentrações em numerosos processos vitais.
A vitamina A faz parte das vitaminas lipossolúveis, e por isso é ingerida em mesmo tempo que as gorduras. Deve ser fornecida pela alimentação, o organismo sendo incapaz de a fabricar.

(2)
Conselhos

As vitaminas são indispensáveis para o bom funcionamento do nosso organismo. Intervêm em baixas concentrações em numerosos processos vitais.
A vitamina E faz parte das vitaminas lipossolúveis, e por isso é ingerida em mesmo tempo que as gorduras. Deve ser fornecida pela alimentação, o organismo sendo incapaz de a fabricar.

(2)
VOLTAR PARA O TOPO