Triathlon: Se recuperar em 5 etapas

(3)
Não se apressar para recuperar-se após o seu triathlon, é permitir ao organismo de retomar o seu estado de equilíbrio. A fase de recuperação é essencial por vários ângulos pois ela permite:
  • a progressão do desempenho,
  • a continuação das sessões
  • favorecer a prevenção de ferimentos.
Recuperar em 5 etapas:

1 – Eu compenso as perdas hídricas e minerais

Imediatamente após o esforço, eu bebo água para compensar a desidratação inevitável ligada ao esforço. Não espere ter sede para beber, esta sensação é um mau indicador. Dê preferências às águas minerais pois são mais ricas em minerais.

2 Eu forneço glicídios desde a parada do esforço

Um fornecimento rápido de glicídios deve ser garantido no final do esforço para reconstituir as reservas energéticas.

After drink fornece a quantidade de glicídios necessária para uma boa recuperação

3 Eu não esqueço as proteínas

As proteínas permitem uma melhor recuperação muscular. Recomenda-se consumí-las logo após o esforço. Prefira uma whey protein ou de soro de leite, proteína de assimilação rápida e rica em BCAA. Ela garante todos os aminoácidos essenciais.

After drink oferece a quantidade necessária de proteínas para uma boa recuperação.

4 Lutar contra a acidez acumulada durante o esforço.

A atividade física acidifica o organismo. O objetivo é, então, abaixar o mais rápido possível esta acidez, oferecendo alimentos alcalinos.

Logo após a parada do esforço, preferir uma água rica em bicarbonato (água alcalina) assim como alimentos alcalinos. As frutas e os legumes são, geralmente, alcalinizantes, estando em primeiro lugar o abricó seco.

5 Alimentar-se logo após o fim do esforço

No momento da parada do esforço, o organismo entra em uma fase chamada "janela metabólica". É um período de aproximadamente 2 horas quando o organismo estoca mais facilmente todos os nutrientes que chegam.

Este período então é o momento ideal para oferecer glicídios e proteínas. 

Marie Fauchille
Nutricionista
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vote
Conselhos
Les protéines

As proteínas são consideradas os "blocos de construção" do corpo. Elas constituem o elemento básico de todas as células vivas. A proteína é um nutriente essencial para a vida.

(9)
Conselhos

A fase de recuperação é primordial para progredir no desempenho físico. De facto, se a recuperação for insuficiente, o organismo não se pode regenerar corretamente.

(5)
VOLTAR PARA O TOPO