Saúde e comida

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Seja para a saúde, o bem-estar, a perda de peso ou a busca por um desempenho, todo mundo pode encontrar algo para o prazer em uma academia. Seja física ou psicologicamente, a atividade física faz bem ao organismo ainda mais se está associada a uma alimentação equilibrada e a uma boa higiene de vida.

Eis as cinco regras para manter a forma durante todo o ano.

1 – Eu pratico uma atividade regularmente

Para nossa saúde, é recomendado praticar uma atividade física regular. Por sua facilidade de acesso, as academias são ideais para responder a este critério. Como fazer? Pratique 2 a 3 vezes por semana. Não nos esqueçamos de que não é a quantidade de treinos que precisamos considerar mas a qualidade das sessões praticadas: a duração e a regularidade.

2 - Eu como equilibradamente

Uma alimentação equilibrada é essencial se queremos ficar no topo de nossa forma. Preciso saber quais alimentos devo comer?

Uma alimentação equilibrada é construída de várias refeições. O café da manhã, almoço, lanche e jantar acompanham seus dias e lhe trazem todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo:

  • Proteínasem torno de 11% a 15% de sua alimentação diária. Elas desempenham muitos papéis no organismo como, entre outros, a construção e a reparação muscular, que pode ser interessante depois de um treino.
  • Glicídios em torno de 50% de sua alimentação diária. Eles têm função de fornecer energia ao organismo.
  • Os lipídios em torno de 25 – 30% da sua alimentação diária. eles têm, além de outros, um papel energético, que pode ser utilizado imediatamente ou estocado nas células de gordura..

3 – Eu construo o meu dia!

  • Carboidratos (massas, arroz, sêmola, batatas, pão, eles devem estar presentes em cada refeição para o fornecimento de energia.
  • Carne, peixe, ovo : 1 a 2 vezes por dia para o fornecimento de proteínas.
  • Frutas e legumes : 2 a 3 frutas por dia e vegetais em cada refeição para a ingestão de fibras, vitaminas e água.
  • Laticínios : 2 a 3 vezes por dia para o fornecimento de proteínas e cálcio.
  • Gorduras : Elas devem ser limitadas sem, entretanto, removidas. Eles fornecem vitaminas e lipídios
  • Produtos açucarados : Eles são a limitar sem, no entanto, removê-los. Eles fornecem prazer.
  • Água: A consumir à vontade.

E as vitaminas e minerais nisso tudo?

Vale lembrar que eles não recuperam nossa energia, mas têm um papel essencial no funcionamento adequado do organismo. Nosso corpo não pode fabricá-los, é preciso lhes fornecer pela alimentação. Uma alimentação equilibrada supre as necessidades.

4 - Eu me dou tempo para comer

Quando começamos a comer, a sensação de saciedade se manifesta tardiamente. São precisos 20 minutos para que o sinal de satisfação seja sentido. Assim, usando 30 minutos de pausa para a refeição e comendo lentamente, pode-se evitar de comer demais! Numerosos estudos têm demonstrado que comer rápido pode aumentar o risco de ganho de peso.

5 – Eu me hidrato corretamente

A hidratação é essencial para um bom equilíbrio. Água desempenha um papel essencial no funcionamento das células do nosso organismo. Também é essencial para a regulação da temperatura do corpo e a eliminação de resíduos que são produzidos durante as saídas.

O organismo pode perder 0,5 à 1 litro de água pela transpiração durante o exercício e esta quantidade pode chegar a 3 litros durante o treino sob forte calor. Daí a importância, de compensar a água perdida para evitar adesidratação. Considera-se que é necessário se fornecer, pelo menos, 0,5 litros de água ou de bebida por cada hora de prática de esporte.

Marie Fauchille
Nutricionista
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