Recuperar-se com proteínas

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A recuperação é uma fase frequentemente negligenciada após uma sessão de fitness sendo, no entanto, bastante importante se desejarmos progredir nesta atividade e praticá-la regularmente. Conheça os conselhos de Marie, Nutricionista da APTONIA

Por que recuperar-se?

A fase de recuperação tem como meta ajudar o organismo a voltar ao estado fisiológico adequado, permitindo assim que esteja apto a um novo esforço equivalente. Para isso, existem vários critérios a serem respeitados, como o repouso, os alongamentos e a alimentação.

Como recuperar-se ?

A fase de recuperação começa logo após o esforço e continua pelas 2 horas seguintes. Esta fase chama-se  "janela metabólica". Trata-se de um período quando o organismo reconstitui rapidamente o seu estoque de nutrientes. Por isso é importante o fornecimento dos elementos necessários durante esta fase.

Como alimentar-se para obter uma boa recuperação?

Uma vez o esforço terminado, é necessário fornecer ao organismo, o mais rápido possível:

  • Água para compensar as perdas hídricas causadas pela transpiração que pode ser bastante elevada. A reidratação é indispensável pois contribui para restabelecer um volume sanguíneo que permita uma boa circulação.
  • Bicarbonato de Sódios para equilibrar o pH do organismo. Os bicarbonatos podem ser encontrados em todas as águas das bebidas. As mais ricas são as que possuem uma taxa mais alta de HCO.
  • Glicídios para compensar as perdas energéticas oriundas da sessão de esforço. Reconstituir o estoque de glicogênio permite encadear sessões de treino com reservas suficientes. Se o estoque não é devidamente reconstituído, o esgotamento progressivo estará garantido.
  • Proteínas para acelerar a recuperação muscular.
  • Antioxidantes para ajudar o organismo a lutar contra os radicais livres.

Para encontrar todos estes ítens facilmente, existem várias soluções:

  • Uma bebida de recuperação contém todos os elementos necessários para responder às necessidades, após uma sessão de esforço.
  • ou ainda uma bebida isotônica associada a uma barra proteica.
  • ou ainda, água associada a barras de cereais e um shake de whey (lactosoro)

Existem múltiplas combinações possíveis para garantir uma boa recuperação, seja após uma sessão de fitness ou de musculação.

Por que proteínas na recuperação?

As proteínas possuem uma função estrutural e funcional no organismo. Entre todas estas funções, uma é importante para o atleta: as proteínas participam da reconstrução das fibras musculares, o que explica as necessidades específicas em proteína para certas atividades como a musculação.

Durante uma sessão de fitness, as fibras musculares são muito solicitadas, o que produz micro lesões que vão alterar o tecido muscular. Como resposta a estas micro lesões, o músculo vai se adaptar, reparando as fibras musculares, graças aos ácidos aminados fornecidos pelas proteínas alimentares.

Seja qual for a atividade praticada na academia: fitness ou musculação, fornecer, ao organismo, proteínas é o ideal para uma boa reparação muscular. Prefira uma proteína de assimilação rápida, como o lactosoro (whey ou purewhey)  para garantir uma assimilação completa nas 2 horas seguintes à atividade.

 

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Marie Fauchille
Nutricionista
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Conselhos
antioxydant

O oxigênio é um elemento indispensável à vida, não podemos ficar sem ele. Entretanto, ele dá origem, no organismo, a certos derivados que provocam danos diários às nossas células. Estes derivados são chamados de Espécies Reativas ao Oxigênio das quais fazem parte os radicais livres. O efeito dos antioxidantes é neutralizar esses radicais livres.

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Les protéines

As proteínas são consideradas os "blocos de construção" do corpo. Elas constituem o elemento básico de todas as células vivas. A proteína é um nutriente essencial para a vida.

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