A recuperação e as proteínas após o esporte

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A fase de recuperação é primordial para progredir no desempenho físico. De facto, se a recuperação for insuficiente, o organismo não se pode regenerar corretamente.

Vários elementos interferem nesta fase :o repouso, os estiramentos e a alimentação.

Objetivos de alimentação em recuperação

  • Hidratar-se : A atividade física provoca perda de água, a hidratação é por isso fundamental ao bom funcionamento do organismo.
  • Reconstruir um estoque de glicogênio: a atividade física utiliza os estoques de glicogênio. Caso esses não sejam suficientemente reconstruídos, as reservas esgotam-se progressivamente e surge um estado de cansaço que não permite seguir com os treinamentos.
  • Reparar as fibras musculares destruídas,
  • Equilibrar o pH
  • Combater o ataque das células devido às toxinas liberadas durante a prática esportiva.

Quando alimentar-se para uma boa recuperação?

Logo após o esforço e durante as 2 horas que seguem, o organismo encontra-se num período favorável chamado « janela metabólica ». Este período é propício à reconstrução rápida dos estoques de nutrimentos utilizados nomeadamente o glicogênio. É o momento ideal para proporcionar tudo quanto o organismo necessita nomeadamente glúcídios e proteínas.

Proteínas e recuperação: impacto da atividade física sobre o músculo

O músculo é o elemento central de todo o exercício físico. A atividade física tem um papel fundamental na construção das massas musculares. Age diretamente sobre o tipo, o tamanho e o número de fibras musculares.

O organismo utiliza principalmente as proteínas pelo o seu lado « construtor ». Durante o exercício físico, os aminoácidos provenientes das proteínas são inevitavelmente utilizados, provocando danos musculares. Existe então uma perda de proteínas durante o exercício, que será maior em caso de fortes solicitações musculares e/ou contato físico.

Logo após o fim do exercício ou competição, é necessário reconstruir o estoque de proteínas musculares alteradas, facultando 10 a 20g de proteínas de boa qualidade (Whey proteine) nas 2 horas que seguem o esforço.

Marie Fauchille
Nutricionista
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Conselhos
Les protéines

As proteínas são consideradas os "blocos de construção" do corpo. Elas constituem o elemento básico de todas as células vivas. A proteína é um nutriente essencial para a vida.

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