Recompor as energias durante o verão

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Para uma forma física máxima durante todo o verão, começa desde jà à pensar em você. Aqui você encontra como a nutrição pode ajudar você a recuperar tônus e vitalidade para aproveitar um verão ensolarado…

Começar o dia com um café da manhã cheio de energia:

Após uma noite de jejum e na perspectiva de um novo dia, o café da manhã é a refeição que dá o tom e faz você se sentir bem, tanto fisicamente quanto mentalmente. Representa cerca de ¼ da ingestão de alimentos diária.

Um café da manhã equilibrado é constituído:

  •  De um alimento à base de cereais (pães, cereais, torradas…) para recompor as energias
  • Um produto lácteo (leite, iogurte, requeijão…) para recompor o cálcio,
  • Uma fruta para recompor as vitaminas,
  • Uma bebida para começar o dia bem hidratado.

As frutas: concentrados tonificantes…

As frutas tem um lugar importante na saúde de você porque estão cheias daquilo que chamamos micronutrientes: vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes cujo papel é de proteger o organismo.

Muitas vezes se ouve que as vitaminas fornecem energia! No entanto não contêm caloria nenhuma! A verdade é que as vitaminas não trazem energia, mas, desempenham um papel na vitalidade do organismo. O que torna as vitaminas indispensáveis é a forma que ajudam o corpo a absorver tudo que ingerimos. As vitaminas são portanto substâncias vitais que o organismo é incapaz de fabricar. A alimentação é a única fonte de vitaminas de nosso organismo.

Aproveite as frutas da estação que, especialmente no verão, temos uma grande variedade, ricas em sabores e cores. Coma pelo menos uma ou duas cada dia.

Alimentos que estimulam a energia:

A água

Beber água é o meio mais simples e mais rápido para estimular a energia. A desidratação pode sugar toda a energia do organismo e provocar deste modo alterações de humor e afetar o funcionamento energético de seu corpo.

Os carboidratos

Os carboidratos são ricos em glucídios complexos. Os glucídios são nutrientes essenciais que fornecem energia ao organismo durante o dia todo. Os carboidratos têm muitas vezes a má fama de engordar. Isto é um erro porque são ricos em glucídios, indispensáveis para nossos músculos e nosso cérebro. Os glucídios são utilizados como combustível pelo organismo. Só são armazenados como gordura se são consumidos exageradamente. 

O pólen

O pólen é uma grande fonte de vitaminas B. Combate o cansaço com eficácia.

As nozes

As nozes têm um importante teor em omega 3, um acido graxo essencial que diminui a produção de cortisol (o hormônio do stress), aumentando o nível de serotonina (o hormônio do humor). Além disso, a noz é particularmente rica em vitaminas E e B, assim como em minérios como o potássio, o magnésio, o cálcio e o ferro.

Portanto, as nozes são ideais para seus lanches.

O chocolate

O chocolate preto é rico em magnésio, mineral que permite combater o cansaço, o stress e ansiedade. Consumir chocolate favorece a secreção de endorfina, o hormônio da felicidade. Saborear chocolate traz conforto e satisfação. Infelizmente o chocolate deve ser consumido com moderação porque é rico em matérias gordas. No entanto, um quadrado de chocolate preto por dia pode alegrar após uma refeição…

Os citrinos

Os citrinos são ricos em vitamina C. Esta vitamina é um potente antioxidante que fortalece o nosso sistema imunológico e ajuda a aguentar melhor agressões microbianas.

Agora você tem todas as armas na mão para passar um verão cheio de energia e bem disposto. 

Marie Fauchille
Nutricionista
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Conselhos

As vitaminas são micronutrientes indispensáveis para o bom funcionamento do nosso organismo. Intervêm com concentração reduzida em numerosos processos vitais. Fornecidas pela alimentação, repartem-se em duas categorias:
- As vitaminas lipossolúveis: Vitamina A, D, E e K
- As vitaminas hidrossolúveis: Vitamina B e C

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Conselhos
les-risques-de-la-deshydratation

A água representa 60 % do peso de um ser humano e é o principal componente do organismo.Uma desidratação pode, então, ter graves consequências sobre o corpo pois a água participa de inúmeras reações químicas para que nosso organismo funcione corretamente. Toda atividade física produz calor que precisa ser eliminado e, para isso, precisamos transpirar, o que provoca o risco de desidratação.

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