Quente ou frio? Como melhorar os machucados dos jogadores de basquete?

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Quem nunca sentiu uma dor durante um jogo ou um treino? O basquete,como muitos esportes, solicita muito as articulações, o que pode ser a causa de vários males que não devem ser negligenciados. Seja qual for o seu nível de basquete, praticante em lazer ou praticante regular, todas as dores devem ser levadas a sério. O que fazer? Calor? Frio? Eu vou dizer tudo.

Quando aplicar calor?

O calor é preconizado para:

  • a recuperação após um esforço mais cansativo do que o habitual,
  • as dores musculares,
  • a preparação para uma massagem,
  • favorecer, alternadamente, com o frio, os fenômenos circulatórios.

Por que ?

O calor provoca uma dilatação dos vasos, o que melhora a eliminação das toxinas criadas pelo esforço. Ele aumenta o processo de recuperação dos tecidos e favorece o desaparecimento da sensação de cansaço.

Quando aplicar o frio ?

O frio é preconizado para:

  • a recuperação de um exercício mais intenso ou mais longo que o habitual,
  • a recuperação de exercícios repetitivos
  • um edema ou de um hematoma,
  • os traumatismos musculoarticulares como estiramento, rompimento muscular, distensão, tendinites, entorse, luxações...

Por que ?

O frio permite de aliviar as dores ligadas ao aparecimento das dores musculares.ele limita as reações inflamatórias (hematomas e edemas) e permite reduzir a dor causada pelo esforço.

No meio médico, a aplicação de frio se chama-se crioterapia (perfeito para o scrabble ;-)

Agora que você sabe o que aplicar, nos perguntamos: como aplicar ?

As compressas quentes ou frias são sacos de um gel que pode ser colocado tanto no congelador como no microondas. A aplicação de gelo ou de calor é também perfeita. As compressas tomam bem a forma das zonas doloridas.

Posicionar uma compressa subentende-se qu
'e ela fique no lugar... Para poder usar as mãos, ou colocar uma bandagem fora do lugar … eu aconselho o e thermokit (produto). Prático e esperto, ele permite posicionar a compressa de gelo ou água quente de modo preciso sobre uma articulação, ficando com as mãos livres.

Mas quais são os machucados mais frequentes no basquete?

As tendinites:

As tendinites são, principalemente, causadas pela repetição dos mesmos gestos, o que ocasiona micro lesões repetitivas e crônica dos tendões.

Como prevenir uma tendinite?

  • Se aquecer bem antes de cada treino ou jogo.
  • Dominar os gestos técnicos
  • Bem se hidratar antes, durante e após o esforço.
  • Possuir um equipamento adaptado à sua prática

Como aliviar a dor?

Quando a tendinite começa

  • Colocar a articulação em repouso.
  • Aplicar frio na zona dolorida.
  • Se hidratar para ajudar o organismo a eliminar as toxinas.
  • Consultar um médico

Os entorses

Um entorse é um estiramento excessivo de um ou vários ligamentos podendo ir até à ruptura parcial ou total. O entorse é familiar aos jogadores de basquete onde os saltos, as acelerações e as mudanças de direção se seguem.

Como prevenir o entorse?

  • O aquecimento não deve jamais seresquecido para preparar os músculos e os ligamentos para o esforço.
  • A atividade deve ser adaptada à sua forma física.
  • Prever um bom equipamento e principalmente calçados adaptados à prática,
  • Ter uma alimentação equilibrada

Como aliviar a dor?

  • Repouso completo da articulação lesada,
  • Aplicar frio
  • Consultar um médico, um entorse nunca é benignoe necessita uma opinião médica.

Rompimento muscular

Um rompimento é o rasgo das fibras musculares.

Como prevenir o rompimento muscular?

  • Se aquecer antes de cada esforço,
  • Praticar treinamentos regulares
  • Ter uma alimentação equilibrada

Como aliviar a dor?

  • Aplicar frio rapidamente,
  • Não manipular
  • Consultar um médico.
Marie Fauchille
Nutricionista
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Conselhos
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O que há de melhor do que uma boa massagem para se recuperar após o esporte? No entanto, não se esqueça de combiná-la com um bom óleo de massagem ou um gel relaxante para otimizar esta técnica de recuperação esportiva. Confira nossas dicas para escolher os produtos para massagem após o exercício.

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A água é uma necessidade vital. Para a nossa saúde e equilíbrio do nosso corpo, qualquer quantidade de água perdida deve ser substituída. Antes, depois e principalmente durante o exercício, a desidratação é o pior inimigo do atleta e do desempenho. A hidratação é então essencial para cada um de nós. É por isso que o Blog APTONIA lançará seu primeiro arquivo sobre os benefícios e as características da hidratação em atletas. E aqui estão as primeiras seis dicas para hidratação ideal antes, durante e após o exercício.

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