As proteínas Whey

(10)

A proteína whey, chamada há algum tempo de "soro de leite" e até mesmo chamada de "proteína de soro de leite" é inteiramente feita de leite. É uma das proteínas principais da sala de musculação mas, no entanto, pode ser muito útil em outras atividades.

História da proteina Whey

No início do século XX, a proteína whey foi chamada de "soro de leite", obtendo-a com a fabricação do queijo. O soro de leite é originado de proteínas de coagulação e foi considerado na época como um dejeto poluente. Para evitar a poluição do meio ambiente, indústrias desidratavam este soro de leite para produzir um pó utilizado na alimentação animal.

Na segunda metade do século XX, a  pesquisa de substâncias para melhorar o trabalho muscular ganhou impulso no mundo científico. Isto permitiu estudar todas as capacidades do soro de leite e destacar todos os efeitos benéficos.

O que é Whey Protein?

A proteína whey é a proteína de soro de leite. Está presente 100% do leite, sendo este último composto por 80% de caseína e  20% de soro de leite .

O soro de leite é a proteína com a mais alta qualidade biológica, ou seja, é a proteína na qual os aminoácidos são mais assimiláveis pelo organismo.

O soro contém água, lactose, proteínas solúveis, vitaminas (B1, B2, B6) e minerais (especialmente cálcio).

Como obter a whey? O soro de leite  é filtrado para concentrar as proteínas e, em seguida, é desidradato para se obter um pó: a whey.

As diferentes proteínas Whey

Existem diferentes tipos de whey. É seu processo de filtração que irá diferenciá-las. Há, antes de tudo, os concentrados que têm a forma mais simples e, por conseguinte, menos dispendiosas. As formas mais onerosas são o isolado e o hidrolisado. De acordo com o processo de filtração, o teor de proteínas é diferente:

  • Whey concentrado: 70 a 80% de proteína
  • Hidrolisado ou isolado : de 85 a 95% de proteínas.

Quanto mais elevada a concentração de proteínas  menos carboidratos e lipídios , mas  os processos de purificação geram um custo mais elevado do produto final."

Composição de proteínas Whey

A proteína whey contém todos os aminoácidos essenciais.  No entanto, ela é particularmente rica em BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada), compostos por três aminoácidos: valina, leucina e isoleucina. Quase 25% de proteínas whey são BCAAs. Estes são os aminoácidos mais comumente usados ​​pelos músculos.

Além disso, a proteína whey é uma boa fonte de glutamina, que é um aminoácido que protege o músculo.

Por comparação, a proteína whey tem um valor biológico entre 104 e 114, enquanto que a caseína é de 80.

O valor biológico de uma proteína é determinado em relação ao aminoácido que ela contém. Ele é utilizado para medir a digestibilidade da proteína. Como este valor é aumentado, os aminoácidos da proteína são facilmente absorvidos e utilizados pelo organismo.

Marie Fauchille
Nutricionista
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vote
Conselhos
Comment utiliser les protéines whey

Whey protein é a proteína mais comumente usada na musculação, qualquer que seja o objetivo do praticante. No entanto, esta proteína se relaciona apenas aos esportes de força ou pode ser útil para outros esportes?

(4)
VOLTAR PARA O TOPO