O que é um antioxidante

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O oxigênio é um elemento indispensável à vida, não podemos ficar sem ele. Entretanto, ele dá origem, no organismo, a certos derivados que provocam danos diários às nossas células. Estes derivados são chamados de Espécies Reativas ao Oxigênio das quais fazem parte os radicais livres. O efeito dos antioxidantes é neutralizar esses radicais livres.

O que são radicais livres

Para produzir energia, através dos alimentos que consumimos, o organismo precisa de oxigênio. Esta necessidade resulta em um consumo de oxigênio mas que não é utilizado a 100%. Na verdade, uma parte escapa (2-5%) e forma os radicais livres.

Os radicais livres também podem ser formados como consequência de reações inflamatórias do organismo ou da luta contra substâncias tóxicas (poluição, tabaco, bebidas alcoólicas...)

Os atletas tendem a produzir uma maior quantidade de radicais livres, devido ao elevado do consumo de oxigênio e a uma possível inflamação crônica.

Como o organismo responde?

Os radicais livres são moléculas que vão agredir os tecidos em torno deles. A longo prazo, no caso de exposição crônica, as alterações vão facilitar o desenvolvimento de doenças ligadas ao envelhecimento como as cardiovasculares, cânceres...

Confrontado à produção de radicais livres e para limitar a sua concentração em nossas células, o organismo criou um sistema de defesa para neutralizar os radicais livres: os antioxidantes.

Existem dois tipos de antioxidantes:

-          Os antioxidantes produzidos pelo organismo (enzimas antioxidantes)

-          Os antioxidantes fornecidos pela dieta (vitaminas C, E, carotenóides ...)

A alimentação tem um papel fundamental a desempenhar na luta contra os radicais livres.

Radicais livres: bom ou mau para o organismo?

Os radicais livres não são sempre nefastos ao organismo. Eles ajudam na luta contra infecções, na eliminação das células cancerígenas e estimula a produção de antioxidantes. Quanto aos atletas, eles permitem a adaptação e melhoria da produção de energia celular. Os radicais livres são tanto benéficos como maléficos mas o importante é o estado de equilíbrio entre os radicais livres e os antioxidantes.

Principais antioxidantes alimentares

Os antioxidantes estão presentes em vários alimentos, principalmente nos vegetais que produzem grande variedades deles para se protegerem das agressões externas: sol, batidas... Os antioxidantes são encontrados, principalmente, na pele e na casca dos vegetais, pois são as partes mais expostas às agressões.

Onde encontramos os antioxidantes?

Vitamina C : frutas cítricas, cassis, goiaba, mamão, kiwis, salsa...

Vitamina E : Óleo de gérmen de trigo, óleo de canola, óleo de girassol, nozes, avelãs ..

Carotenóides : Repolho cru, espinafre cru, cenouras cruas, batata doce, tomate cru.

Selênio : Castanha do Pará, farelo de trigo, ostras, semente de girassol

Zinco : Ostras, gérmen de trigo, caroço de abóbora

Marie Fauchille
Nutricionista
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