O Konjac

(5)

Muito se fala sobre o konjac devido a suas propriedades de emagrecimento. Por que é tão interessante? Terá outras vantagens? Eu respondo a todas suas perguntas.

O que é o konjac?

O konjac é um legume originário do Sudeste Asiático. Há tempos suas raízes são utilizadas cozidas na alimentação no Japão. É também encontrado como produto processado sob a forma de uma pasta negra chamado Konnyaku, é o produto de base utilizado pelas populações asiáticas.

Hoje, o konjac é utilizado na indústria alimentícia como um espessante eficaz porque se pode extrair Glucomanan de suas raízes.

Quais são as propriedades do Konjac?

O konjac é reconhecido por suas inúmeras qualidades.

Para alguns, tem propriedades medicinais e faz parte da fitoterapia. Na Ásia, ele é utilizado contra o cancro e contra o diabetes, mas também possui características calmantes para o estômago. Ele também contribui para a redução da taxa do "mau" colesterol.

Para outros, é um excelente inibidor de apetite natural. O glucomanano contido em as raízes do konjac é um gelificante muito eficaz que "cobre" as paredes do estômago quando ele é ingerido. Por conseguinte, um efeito de saciedade é rapidamente sentido. Logo, ele não adiciona calorias, ele também não adiciona vitaminas nem oligoelementos, em suma, ele não adiciona quase nada ou praticamente nada. Mas ele desempenha na perfeição um papel auxiliar de emagrecimento!

Como se consome o Konjac

O konjac é consumido sob diferentes formas:

  • O macarrão, muito útil para cozinhar pratos saudáveis,
  • A aletria, também chamada shirataki, é adequada para inúmeros pratos
  • Em geléia, também chamado Konnyaku, ela não se come diretamente mas pode ser usada em inúmeros pratos.
  • Em cápsulas muitas vezes consumidas como um supressor do apetite.

Receitas usando o konjac

Fritada de konjac com cogumelos: Refogue uma cebola cortada. Adicione os cogumelos, depois os shiratakis. Misture bem ao fogo por 1 ou 2 minutos. Sirva de imediato

Salteado de legumes com konjac: Em uma frigideira, frite em um pouco de azeite 1 pimentão vermelho em tiras, brotos de soja, 1 cebola picada, konjac em fatias finas (cortadas em um bloco), nozes castanha de caju, um fio de molho de soja.

Marie Fauchille
Nutricionista
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vote
VOLTAR PARA O TOPO