Nutrição e hidratação

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O esporte é um fator reconhecido de proteção da saúde se for praticado com segurança e sem ultrapassar os seus limites fisiológicos

Os minerais são indispensáveis ao organismo. Seu consumo é um dos fatores para a boa saúde. Uma alimentação equilibrada cobre, em geral, as necessidades do atleta porém algumas adaptações podem ser necessárias em função dos diferentes parâmetros como uma intensa prática esportiva, uma doença, a falta de sol...

O ferro é um mineral que permite a circulação do oxigênio no sangue, fator importante no atleta de resistência.

O sódio é importante para o atleta de resistência mas o fornecimento são, geralmente, superiores às necessidades, sobretudo nas pessoas que consomem pratos prontos e muitos alimentos industriais.

O zinco é um oligoelemento essencial do nosso organismo. Ele desempenha um papel importante na multiplicação celular.

O potássio é o principal mineral intracelular que se opõe ao sódio, que é o principal mineral extracelular.

O cálcio é o mineral mais abundante do organismo. Ele representa cerca de 1,8% do peso do corpo, sabendo-se que 99% do cálcio se encontra no esqueleto e nos dentes.

Controlar bem seu peso durante toda a temporada de esportes é o segredo do desempenho. Na verdade, o ganho de peso é um fator limitante do desempenho, os atletas estão muito atentos a isto. Além disso, algumas atividades esportivas precisam do peso do corpo para atender um objetivo. Portanto, a alimentação é um fator determinante do desempenho esportivo, assim como o treino e a recuperação.

O magnésio é um mineral essencial para o bom funcionamento do organismo e para a manutenção de uma boa vitalidade. A prática do esporte pode aumentar a necessidade de magnésio, tornando o magnésio essencial na dieta do atleta. Façamos um balanço deste mineral: Sua função, seu fornecimento e onde encontrá-lo

As vitaminas são indispensáveis para o bom funcionamento do nosso organismo. Elas estão envolvidas, em baixas concentrações, em muitos processos vitais.
A vitamina C não pode ser armazenada pelo organismo e deve ser consumida diariamente. Atenção, pois é uma vitamina muito sensível à luz, ao ar e ao calor.

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