Meu dia-a-dia esportivo, 10 conselhos para comer bem.

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Comer corretamente durante seus períodos de treino ou competições... faz parte do seu sucesso esportivo. A alimentação deve fazer parte do ritmo da sua vida esportiva, da mesma forma
que o treino e sua hora de sono. Nós lhe trazemos 10 conselhos sólidos para começar bem.  

1. Fazer as refeições em horários regulares

Isso permite que o corpo lhe forneça um suprimento constante de energia. Assim, ele pode se adaptar e gerir melhor a digestão dos alimentos.

2. Tomar o café da manhã,

Há ainda muitos atletas que não tomam café da manhã. A importância da ingestão de carboidratos e proteínas no café da manhã condiciona todo o desenrolar do dia. Se os aportes forem muito baixos, a vigilância, a atenção e a concentração diminuirão em parte por causa de hipoglicemia. Estes fenômenos serão mais fortes se o tempo entre o café da manhã e o almoço for longo ou se treinamos ao meio dia. O bom desenrolar do seu esporte será afetado, assim como a recuperação no final da atividade. A refeição seguinte não vai compensar as deficiências causadas pela falta do café da manhã.

3. Usar uma dieta variada e equilibrada

Uma dieta variada cobre quase todas as necessidades de vitaminas e minerais. A alimentação tem por finalidade manter-nos em boa saúde mas também visa otimizar as capacidades fisiológicas do atleta. 

4. Se hidratar

Beber regularmente é a melhor maneira de evitar a desidratação. Você deve hidratar-se antes, durante e após o esporte. Uma boa hidratação permitirá uma melhor recuperação. As consequências da desidratação são: uma redução do desempenho, acidentes musculares, problemas digestivos... A água é a única bebida indispensável para a hidratação correta. Entretanto, para os esforços > 1h as bebidas especiais para exercícios podem fornecer uma verdadeira ajuda.

5. Fornecer combustível aos músculos em cada refeição

A atividade física é intensiva em energia, devemos portanto pensar sobre renová-la regularmente. Os alimentos fornecendo essa energia são os feculentos, ricos em carboidratos complexos. Para uma eficiência máxima, é necessário distribuir ao longo do dia, ou seja, a cada refeição.

6. Não esquecer frutas e legumes

Eles fornecem poucas calorias mas cobrem os aportes nutricionais em vitaminas e minerais que darão um impacto direto sobre a boa assimilação dos nutrientes. Eles também são ricos em fibras, facilitam o trânsito intestinal.

7. Alimentar-se antes dos exercícios

A refeição antes do exercício ou da competição vai interferir no desempenho destes últimos. Uma alimentação insuficiente poderá provocar uma hipoglicemia, uma alimentação importante ou rica demais poderá provocar problemas digestivos. Assim, será necessário optar por uma refeição completa e digestiva. 

8. Alimentar-se durante o exercício

A hidratação e a alimentação durante o exercício serão fatores-chave para evitar a desidratação e a baixa de energia, portanto, a queda de desempenho. Três elementos essenciais: água para a hidratação, sódio para compensar as perdas pelo suor e carboidratos para compensar as perdas de energia.

9. Não esquecer da recuperação

Uma vez terminada a competição ou o treinamento, os atletas tendem a esquecer-se de recuperar. Entretanto, após todo o esforço, o corpo precisa reencontrar o seu equilíbrio. É portanto, necessário estar vigilante e compensar todas as perdas de fluidos e eletrólitos e renovar as reservas de energia tão preciosas para a retomada do treinamento no dia seguinte.

10. Atenção ao álcool

O álcool não é recomendado para atletas. As calorias fornecidas por ele (7kcal /g de álcool) não são utilizáveis para o esforço muscular. O álcool reduz a capacidade física e aumentará as toxinas que o corpo deve eliminar. Além disso, acelera a desidratação e modifica as capacidades de regulação da transpiração.
Por favor, note que o álcool está envolvido entre os produtos dopantes para determinadas federações.
 
Marie Fauchille
Nutricionista
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Conselhos
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A água é uma necessidade vital. Para a nossa saúde e equilíbrio do nosso corpo, qualquer quantidade de água perdida deve ser substituída. Antes, depois e principalmente durante o exercício, a desidratação é o pior inimigo do atleta e do desempenho. A hidratação é então essencial para cada um de nós. É por isso que o Blog APTONIA lançará seu primeiro arquivo sobre os benefícios e as características da hidratação em atletas. E aqui estão as primeiras seis dicas para hidratação ideal antes, durante e após o exercício.

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Conselhos
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A boa nutrição antes e durante o exercício é bom, mas gerenciar sua recuperação é ainda melhor. Muitas vezes negligenciada, a fase de recuperação tem um papel essencial no carregamento das reservas de energia e recuperação muscular. Ela também irá procurar eliminar toxinas da fadiga.

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