Fitness é recuperação

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Ter uma boa higiene de vida associando uma alimentação equilibrada a uma atividade física é o ideal para manter-se em boa saúde.

Para garantir uma atividade física regular mantendo o seu desempenho é necessário não negligenciar a fase de recuperação. Ela tem a função de reidratação, de recarga das reservas energéticas e de recuperação muscular sem esquecermos da eliminação das toxinas provenientes da fadiga, acumuladas durante o esforço.

Por que é necessário se recuperar após uma sessão?

A atividade física provoca uma fadiga geral e uma fatiga muscular. A progressão no esporte se baseia na alternância entre o esgotamento e a recuperação. Se não existe fase de recuperação ou se ela é insuficiente, o organismo não poderá regenerar-se. Ele vai acabar por esgotar-se por causa dos períodos de supertreinamento, da fatiga intensa ou mesmo dos ferimentos.

A recuperação permite:

  • o encadeamento eficaz das sessões,
  • a progressão dos desempenhos,
  • a prevenção de ferimentos.

Quando é necessário recuperar-se?

A fase de recuperação começa logo que o treino acaba. Esta fase se chama "janela metabólica". É um período onde o organismo deve reconstituir rapidamente seus estoques de nutrientes. Para isso, ele opta por um sistema eficaz que lhe permite recuperar-se rapidamente pois ele vai assimilar perfeitamente tudo o que lhe oferecemos. Este período chama-se: "janela metabólica". Tudo começa cerca de 15 minutos após a sessão e dura em torna de 4 h. A janela metabólica funciona para os glicídios e as proteínas.

A hidratação: Ponto prioritário da recuperação

Durante a atividade física, o organismo eleva sua temperatura, o que provoca uma perda de água ligada à transpiração. O organismo entra, assim, em um estado de desidratação mais ou menos pronunciado porém sistemático. A reidratação após a sessão é, então, indispensável para o bom funcionamento do nosso corpo para compensar as perdas d'água.

Eu aconselho você a beber 500 ml de uma água rica em minerais, por pequenos goles e a partir do fim do esforço.

"Reconstituir" o estoque energético

Qualquer esforço provoca um esgotamento das reservas energéticas que é preciso compensar. Reconstituir seu estoque energético é primordial para poder encadear as sessões sem entrar em esgotamento. Assim você poderá progredir tranquilamente.

Eu aconselho você a fazer uma reposição de glicídios (cerca de 1g / kg de peso corporal / hora) imediatamente após o fim do esforço.

As proteínas na recuperação

Na fase de recuperação, as proteínas têm a função de favorecer a reparação muscular. Elas devem ser consumidas logo após o fim do esforço para uma reconstituição muscular ótima.

Eu aconselho o consumo entre 15 e 20 g de proteínas logo após o fim do esforço para uma recuperação ideal. É importante saber que a assimilação das proteínas é muito mais eficaz quando está associada a glicídios, o que é muito bom e eu aconselho, além de uma ração de glicídios no período de recuperação...

A recuperação na prática:

Você tem a possibilidade fornecer tudo o que o organismo precisa durante este período:

- 1 garrafa de recovery drink : prático pois tudo está em um só

- 1 garrafa de 'sport drink + 2 after sport protein bar

- 1litro de água + 2 after sport protein bar + 1 banana...

Marie Fauchille
Nutricionista
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Conselhos

Seja para a saúde, o bem-estar, a perda de peso ou a busca por um desempenho, todo mundo pode encontrar algo para o prazer em uma academia. Seja física ou psicologicamente, a atividade física faz bem ao organismo ainda mais se está associada a uma alimentação equilibrada e a uma boa higiene de vida.
Eis as cinco regras para manter a forma durante todo o ano.

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Conselhos

Uma boa alimentação é seu melhor aliado para um bom desempenho nas academias?Uma pergunta que vou tentar responder... Que uma alimentação equilibrada influencia positivamente a sua forma e a sua saúde, é um fato.É preciso então saber quais alimentos ingerir.

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