Dicas de nutrição do esportista : como preparar bem o exercício?

(4)

Acompanhar e facilitar a vida dos atletas, estes são os objetivos da marca APTONIA. Aqui estão algumas dicas e truques para preparar e viver plenamente os seus "momentos de esportes", qualquer que seja o nível ou esporte.

1. Dicas de nutrição esportiva: hidratação e nutrição, primeiros reflexos se ter

Ciclismo, corrida, trilha, jogo, ou ainda parcours: a fim de aproveitar ao máximo estes momentos esportivos, certifique-se de manter e otimizar os recursos físicos, se preparando para a recuperação. Como? Através de pequenos gestos rápidos e simples!

Hidratação ajudada pela dieta, os primeiros reflexos a se ter! Este é um fator importante na vida do esportista, porque eles desempenham um papel vital na melhoria do desempenho. Ao contrário do que se poderia pensar, a alimentação do esportista não é diferente da de todos: a qualidade é a mesma, são as quantidades que mudarão.

Dica: nos últimos 3 dias de preparação, aumentar a ingestão de carboidratos.

Deve-se  equilibrar os insumos com os gastos, pois um esportista gasta mais energia. Um exemplo: uma etapa do Tour de France pode exigir um porte de  6000kcal em um dia! No entanto, independentemente da quantidade consumida, a dieta deve ser equilibrada. A base de uma boa dieta é estruturar o seu consumo no dia tendo em vista as 4 refeições primordiais:

  • Café da manhã,
  • Almoço,
  • Um lanche,
  • Jantar.

O objetivo é chegar ao dia D em plena posse de seu físico e mental em vista de um desempenho durante a competição e recuperar-se rapidamente de forma otimizada. Aqui estão algumas dicas simples:

2. Dicas de nutrição: antes do exercício

Alimentação adequada antes do exercício permite aos atletas de estar em sua forma máxima e otimizar seu desempenho.

Objetivos?

  • Fornecer um estado de hidratação ideal,
  • Otimizar as reservas de energia
  • Evitar todos os problemas digestivos.

Os pequenos truques Aptonia:

  • 3 dias antes da partida, temos de aumentar o consumo de energia, ajude-se com a maltodextrina, preparando-se 1 garrafa de 500 mL para beber a cada dia.
  • A refeição antes da partida deve ser leve e de fácil digestão, o ideal é o bolo de energia.
  • Não se esqueça de se hidratar ao máximo

3. Dicas de nutrição: durante o exercício

A alimentação durante o exercício é essencial para evitar a perda de desempenho:

Os objetivos?

  • Manter as reservas de energia
  • Manter a hidratação ideal,
  • Limitar a perda mineral.

Os pequenos truques Aptonia:

Beber regularmente durante todo o teste

O aporte energético pode ser feito por bebidas energéticas e / ou gel  2 em 1 e / ou  as barras energéticas

4. Dicas de nutrição: após o exercício

Os esportes tendem a esquecer a fase de recuperação uma vez que a competição acabou. Mas o corpo precisa tem necessidade de compensar os distúrbios causados pela atividade.

Objetivos:

  • Hidratar o corpo,
  • Remineralizar,
  • Garantir a ressíntese das reservas de energia
  • Ajudar a reconstruir o músculo
  • Promover a eliminação de resíduos
  • Promover o equilíbrio ácido-base.

Os pequenos truques Aptonia:

Continuar a beber regularmente

Obter glicídios com barras de energia

Obter proteínas com barras de proteínas

Ou simplesmente consumir uma bebida de recuperação

Um impulso?

Quando a fadiga é sentida ou se conhece um momento difícil, consumir um gel ou frutas secas.

Qualquer que seja a estratégia, não se esqueça que a prioridade é a hidratação. A desidratação é o pior inimigo do desempenho e causa dor muscular e dos tendões. Portanto, não se esqueça de beber! Existem bebidas hidratantes que permitem fornecer ao corpo  elementos essenciais, pois além de uma hora, a água não é mais suficiente: as bebidas isotônicas.

Marie Fauchille
Nutricionista
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vote
Conselhos
comment-bien-s-hydrater

A água é uma necessidade vital. Para a nossa saúde e equilíbrio do nosso corpo, qualquer quantidade de água perdida deve ser substituída. Antes, depois e principalmente durante o exercício, a desidratação é o pior inimigo do atleta e do desempenho. A hidratação é então essencial para cada um de nós. É por isso que o Blog APTONIA lançará seu primeiro arquivo sobre os benefícios e as características da hidratação em atletas. E aqui estão as primeiras seis dicas para hidratação ideal antes, durante e após o exercício.

(13)
VOLTAR PARA O TOPO