Conselho correndo

10 conselhos

Já tentou perguntar a cada corredor que cruzamos por que ele corre? Teremos tantas respostas que irão reforçar os benefícios da corrida. Seja pela saúde, o bem-estar, a perda de peso ou a procura de um desempenho, todos podem encontrar o calçado ideal neste esporte. Seja fisicamente ou psicologicamente, esta atividade é necessariamente boa para o organismo, especialmente se a execução está associada a uma dieta equilibrada e a uma vida saudável.
Eis as cinco regras para manter a forma durante todo o ano.

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A corrida é um esporte que demanda muita energia e rigor ao longo de todo o ano. A qualidade do treinamento e o desempenho em competição dependem não só do investimento na prática do esporte, mas também da alimentação que deve ser incorporada na organização do trabalho de cada atleta

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O running pode ser praticado em todos os lugares. Perto de casa, perto do seu trabalho, nas férias, na floresta, na estrada... Mesmo na academia nas esteiras rolantes. É, sem dúvida, um dos esportes mais fáceis de praticar. Os benefícios e as vantagens de correr são numerosos e têm aplicações muito diversas. Entre eles, há a perda de peso. Na verdade, correr pode ser um meio muito eficaz para este objetivo.

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O ultra trail é uma das mais difíceis corridas na natureza para o organismo. De acordo com o FFA (Federação Francesa de Atletismo) um ultra trail é uma trilha mais de 80 km. A estratégia nutricional durante um teste assim é fundamental para atender aos requisitos múltiplos encontrados durante essas corridas. Um ultra trail requer um esforço permanente e repetitivo em condições climáticas variáveis e exigentes. A complexidade dos alimentos para oferecer uma ingestão de energia constante, satisfazendo as necessidades nutricionais, as dificuldades práticas, a repulsa gradual do açúcar, problemas digestivos e fadiga.

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A cada dia, mais e mais pessoas tendem a aproveitar a pausa do almoço para praticar uma atividade.São vários os objetivos: manter a forma, perder peso, treinar para uma competição... Este intervalo é precioso e não é necessário sacrificar o almoço por falta de tempo.Aqui estão 3 pontos-chave a respeitar para praticar em condições corretas e não sentir aquele cansaço de após o almoço...

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Para correr uma meia maratona é preciso muito treino e boa alimentação.Para garantir um bom desempenho durante esta prova, o corredor deve manter seu corpo em um estado de funcionamento ideal no dia "D".Assim sendo, diferentes estratégias entram em jogo: a adaptação do treinamento, o repouso e a alimentação.
A estratégia alimentar para uma meia maratona deve não somente satisfazer as necessidades nutricionais do atleta como não prejudicar nem provocar nenhuma dor em termos digestivos.

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Os trails são corridas na natureza disputadas em trilhas ou caminhos demarcados.O esforço é regular e a prova varia entre 20 e 160km as mais longas. Seja o seu objetivo simplesmente desfrutar da natureza ou realizar uma performance, uma boa estratégia nutricional antes, durante e depois do trail pode fazer toda a diferença e ajudá-lo a alcançar o seu objetivo.

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Julien, nosso especialista em meia maratona explica:
« A meia maratona é a meio caminho entre 10 km e a maratona. É uma corrida inteira, que tem de ser seriamente preparada para não se passar ao lado do seu objetivo. É preciso levar a sério todos os ingredientes na receita para o sucesso: treinamento, estilo de vida, higiene alimentar e ingestão de água. Se tudo for respeitado, então o grande dia será abordado nas melhores condições.
É uma corrida emocionante, sempre cheia de perguntas antes da partida, dúvidas e incertezas. Depois de a partida ser dada, temos de continua a lutar e nos divertir para obter o melhor tempo. Temos que manter o foco durante a corrida.
Existem várias fases, a primeira parte onde a frescura e as boas sensações estão presentes, é necessário calibrar o ritmo correto, reabastecer a cada 5kms. Na meia maratona a parte difícil fica entre o km 15 e 18 km, por isso é importante para mim dar ao meu corpo a ingestão de nutrientes de energia: tipo gel.
Depois, o lado mental assume o papel importante para terminar a corrida e a euforia e adrenalina permitem retomar o ritmo e ir até o final de seu esforço. É graças a este aporte que o moral volta a vir ao de cima.... »

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A maratona é uma prova em que o desempenho depende, antes de mais, da capacidade do corredor em manter um gasto energético elevado durante um período prolongado. Para estabelecer um desempenho, o corredor deve preparar o seu organismo para um ótimo estado de funcionamento no dia "D". Para tal há várias estratégias complementares: a adaptação do treinamento, o repouso e a alimentação. A estratégia alimentar durante uma maratona é assim fundamental. Deve não só satisfazer as necessidades nutricionais do corredor, mas também não deve criar constrangimentos nem qualquer dor digestiva.

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Uma corrida se pratica em diferentes distâncias, por lazer ou por competição. Seja qual for o motivo, a alimentação desempenha um papel importante e não deve ser negligenciada. No entanto, ela não será a mesma para 10 km ou para uma maratona. Sobre nutrição para 10 km, ela é limitada ao dia anterior à corrida e à fase de recuperação.

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