Como preparar bem sua etapa de cicloturismo

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As caminhadas cicloturismo são circuitos cuja distância varia entre 60 e 180 kms e mais para alguns. Se o objetivo é apenas para apreciar a paisagem ou um desempenho esportivo, seguir um programa nutricional a montante da etapa garante a você uma caminhada de sucesso. Zoom sobre os conselhos a aplicar uma semana antes de uma caminhada de cicloturismo.

D-7: A hidratação e carboidratos são as prioridades

Aumente a ingestão de carboidratos para fornecer uma reserva energética máxima. Quanto maior forem as reservas, maior o esforço para se prolongar.

Como fazer?

Prefira carboidratos complexos (massas, arroz, batatas ...) com as refeições, comendo-os em cada refeição.

Se hidrate ao máximo para prevenir os riscos de desidratação que têm incidência sobre o desempenho e pode causar cãibras e lesões.

Como fazer?

Beber pelo menos 1,5 litros de água por dia. Aumentar a quantidade em caso de altas temperaturas ou durante o treinamento.

D-1 : Um dia antes da etapa

A refeição do dia anterior baseia-se principalmente sobre a ingestão de alimentos ricos em amido. Ela deve ser leve, ou seja, é necessário limitar a adição de gordura (manteiga, creme, molho...). Esta refeição não deve criar dor digestiva.

Exemplo de refeição:

  • Frango
  • Macarrão,
  • Legumes
  • Iogurte e/ou compotas
  • Água

H-3: A partida se prepara

Esta última refeição deve ser rica em carboidratos e fácil de digerir (fibra limitada e gordura). Ela deve ser tomada 3 horas antes da partida programada para garantir uma boa digestão e evitar qualquer dor na bicicleta.

Exemplo de café da manhã:

  • Bebida quente
  • Supercake : é um bolo energético rico em carboidratos e altamente digerível.
  • Fruta ou compota ou suco de frutas.

É a hora da partida. Você está pronto para fazer uma caminhada perfeita. Boa estrada

Marie Fauchille
Nutricionista
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Conselhos
les-risques-de-la-deshydratation

A água representa 60 % do peso de um ser humano e é o principal componente do organismo.Uma desidratação pode, então, ter graves consequências sobre o corpo pois a água participa de inúmeras reações químicas para que nosso organismo funcione corretamente. Toda atividade física produz calor que precisa ser eliminado e, para isso, precisamos transpirar, o que provoca o risco de desidratação.

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Conselhos
sucres lents

O organismo é constituído em sua maioria de água (60%), de proteínas, de lipídeos, de minerais e de glicídios. Todos estes elementos provêm da alimentação e são:
- ou usados para gerar a energia necessária para o seu bom funcionamento
- ou associados para formar a estrutura dos tecidos dos órgãos.

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