Como melhorar seu desempenho com a alimentação?

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A corrida é um esporte que demanda muita energia e rigor ao longo de todo o ano. A qualidade do treinamento e o desempenho em competição dependem não só do investimento na prática do esporte, mas também da alimentação que deve ser incorporada na organização do trabalho de cada atleta

O fornecimento de energia deve atender às necessidades.

A alimentação deve cobrir os gastos de energia da corrida a pé que variam de acordo com vários critérios: a duração, a velocidade, as condições climáticas, o peso do atleta, o terreno usado...

Durante o treinamento, a carga de trabalho varia de um corredor para outro, no entanto, a maioria dos corredores experientes pratica várias vezes por semana e em certos períodos, fazem uma corrida por fim de semana. Assim sendo, devem ingerir a quantidade certa de energia para manter o desempenho. Na verdade, uma ingestão muito grande te faz ganhar peso, o que pode ser prejudicial para o treinamento e um fornecimento insuficiente resulta na diminuição do desempenho e aumento do risco de lesões.

As necessidades energéticas variam de acordo com vários critérios: a intensidade, a frequência, a duração, a velocidade, as condições climáticas, o peso do corredor, o terreno usado... Eles evoluem gradualmente e a medida que a temporada se desenrola. Assim, as necessidades podem ser aumentadas uma vez que a corrida acontece em uma velocidade baixa, mas é prolongada no tempo. Da mesma forma, no período de inatividade e lesões, corredores devem ajustar seu fornecimento energético ao seu consumo.

Alimentação equilibrada e desempenho

A alimentação equilibrada nos garante o fornecimento de todos os nutrientes que o corpo precisa. O equilíbrio alimentar se constrói diariamente para o progresso no desempenho. O abuso de um nutriente é feito em detrimento dos outros. Por outro lado, a deficiência de um nutriente não poderá ser corrigida imediatamente. Isso apesar de uma pequena variação ocasional ser possível sem grandes consequências. Uma alimentação equilibrada possui um impacto direto no treino. Ela ajuda a suportar o peso do treinamento intensivo limitando os riscos de doenças e lesões. Uma alimentação equilibrada oferece inúmeras vantagens aos corredores. Ela permite:

  • Aperfeiçoar os treinamentos,
  • Melhor a recuperação dos treinos e competições
  • Manter o peso estável
  • Reduzir os riscos de lesões e doenças
  • Garantir uma boa preparação para as corridas
  • Obter um desempenho.

Para garantir uma alimentação balanceada, você deve fornecer:

  • Feculentos (amidos) em cada refeição para encher o tanque de energia,
  • Carne ou peixe ou ovos, uma a duas vezes por dia,
  • Frutas e legumes, pelo menos cinco por dia, para o fornecimento de vitaminas, fibras e água,
  • Produtos lácteos, 3 por dia, para o fornecimento de proteínas e cálcio,
  • Gorduras, em quantidade limitada para o fornecimento de lipídios e vitaminas,
  • Produtos açucarados em quantidades limitadas para o prazer o paladar.
  • Água à vontade

Hidratação e desempenho

A hidratação tem um lugar importante no desempenho, é necessário beber antes, durante e após o treinamento, ainda mais se eles ocorrem sob forte calor. A absorção de água e/ou bebidas isotônicas permitem evitar a desidratação que pode causar cansaço e lesões. Não nos esqueçamos que a desidratação é o pior inimigo do corredor.

A absorção de uma bebida isotônica do tipo ISO permite combater, ao mesmo tempo, a hidratação e as necessidades glicídicas durante os treinos. Não nos esqueçamos de que compensar as perdas de energia permitem, ao corredor, manter o mesmo nível de desempenho ao longo do treinamento.

A recuperação

A recuperação após uma seção de treinos já está a preparação para a próxima seção. A reconstituição das reservas de água, açúcares e eletrólitos, muito reduzidas durante o treinamento, é essencial para um bom desempenho. Esta fase começa a partir do fim do treino. O objetivo é fornecer, o mais rápido possível, a água, os glicídios, os eletrólitos e as proteínas.

Por isso, há várias soluções, After drinktem o lado prático de fornecer tudo nas proporções corretas. Segunda solução, ISO associado com um ou duas barras after sport...

Marie Fauchille
Nutricionista
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Conselhos

As bebidas isotônicas, você as conhece? Durante o exercício, a hidratação é essencial para não perder desempenho. Mas, depois de uma hora de exercício a água não é suficiente! Deve-se fornecer energia para os músculos através de carboidratos, e sódio para compensar a sudorese. A bebida isotônica pode apenas trazer ao corpo do atleta estes dois elementos essenciais!

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Conselhos

A fase de recuperação é primordial para progredir no desempenho físico. De facto, se a recuperação for insuficiente, o organismo não se pode regenerar corretamente.

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