Como e porquê comer de forma equilibrada?

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Uma boa alimentação é seu melhor aliado para um bom desempenho nas academias?Uma pergunta que vou tentar responder... Que uma alimentação equilibrada influencia positivamente a sua forma e a sua saúde, é um fato.É preciso então saber quais alimentos ingerir.

Por que é preciso comer de forma equilibrada?

Uma alimentação equilibrada ajudará você a sentir-se bem, seu corpo a ficar em plena forma além de manter-se em boa saúde.Mas o que quer dizer uma alimentação equilibrada? Ao contrário das ideias pré-concebidas, você pode variar os prazeres entre frutas, legumes, peixes e doces. Mas tudo não significa abusar ;-).

Uma alimentação equilibrada não se faz em uma refeição mas em vários dias. É por isso que não existem alimentos proibidos e que uma refeição festiva pode estar incluído nela.

Eu proponho desvendar os alimentos que se tornarão seus melhores aliados em questão de saúde.

O que é uma alimentação equilibrada?

Uma alimentação equilibrada fornece todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo.

  • As proteínas : elas desempenham um papel dentro das diversas funções do organismo, entre elas a construção e a reparação muscular. Papel este que vai interessar a maioria dos atletas. Elas devem representar 11 à 15% do fornecimento energético de um dia.
  • Os glicídios : eles constituem a parte energética do organismo. eles devem representar 50 à 55% do fornecimento energético de um dia.
  • Os lipídios : eles são chamados comumente de "gorduras". eles possuem outro papel energético: a energia que pode ser utilizada imediatamente ou ser reservada nas células gordurosas.eles devem representar 30 à 35% do fornecimento energético de um dia.

Não nos esqueçamos das vitaminas e minerais, estes micro nutrientes não fornecem nenhuma energia mas têm um papel essencial para o bom desenvolvimento e funcionamento do organismo.Uma alimentação equilibrada cobre as necessidades para que nosso corpo fabrique os micro nutrientes.

A hidratação também entra no equilíbrio alimentar.Nosso corpo é composto, em média, de 60% de água e nossos músculos de 73%. A água desempenha um papel fundamental no funcionamento das células mas também é indispensável para a regulação da temperatura do corpo e a eliminação dos dejetos produzidos durante, por exemplo, o esforço.

Como adotar uma alimentação equilibrada?

Uma alimentação equilibrada não se constitui em uma só refeição mas em várias: café da manhã, almoço, lanche e jantar acompanha as suas jornadas esportivas.

Para um dia em plena forma, eis minhas recomendações nutricionais:

  • Féculas (massas, arroz, sêmola, batatas, pão...)a cada refeição para abastecer-se de energia.
  • Carne, peixe, ovos : 1 a 2 vezes por dia para o fornecimento de proteínas.
  • Frutas e legumes : pelo menos 5 por dia, para o fornecimento de vitaminas, fibras e água.
  • Laticínios : 3 por dia para o fornecimento de proteínas e cálcio.
  • Gorduras devem ser limitadas sem, no entanto, retiradas, Elas fornecem os lipídios e vitaminas.
  • Produtos doces devem ser limitados mas não obrigatoriamente retirados.Eles fornecem prazer e lembremos que a refeição deve ser, antes de tudo, um prazer (que deve ser controlado ;-) )
  • Água : ela deve ser consumida a vontade

Agora que você tem todas as informações para manter a forma e ter um bom desempenho durante o seu treino, é somente com você! 

Marie Fauchille
Nutricionista
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Conselhos
sucres lents

O organismo é constituído em sua maioria de água (60%), de proteínas, de lipídeos, de minerais e de glicídios. Todos estes elementos provêm da alimentação e são:
- ou usados para gerar a energia necessária para o seu bom funcionamento
- ou associados para formar a estrutura dos tecidos dos órgãos.

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Conselhos
Les protéines

As proteínas são consideradas os "blocos de construção" do corpo. Elas constituem o elemento básico de todas as células vivas. A proteína é um nutriente essencial para a vida.

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