Como alimentar-se bem antes de um jogo?

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Qualquer que seja o nível de desempenho, por exemplo futebol amador ou futebol profissional, a sua preparação antes de um jogo tem um impacto direto sobre o seu desempenho.
Com uma alimentação saudável, você maximiza as possibilidades de estar em sua melhor forma.

Como abastecer  as reservas de energia antes do seu jogo?

O jogo aproxima-se a passos largos e você deseja dar o seu máximo?Com uma boa preparação, o jogo deixará de ter qualquer segredo para você…

Os três últimos dias antes do jogo são fundamentais para fazer reservas energéticas, a alimentação deve ser equilibrada com uma porção maior de carboidratos complexos como os de fécula (maça, arroz, sêmola, batatas, pão…).Os carboidratos complexos são de certa forma «o combustível» do seu organismo, trazem uma energia utilizável a longo prazo.

Se sentir desconforto digestivo durante os jogos, evite ao longo desses três últimos dias, consumir legumes crus, ricos em fibras, eles favorecem distensões abdominais?

A última refeição antes do jogo

A última refeição antes do jogo deve ser copiosa mas digerível.Idealmente, ela acaba  2 a 3 horas antes do jogo para ajudar a acabar a digestão.Se o estômago não estiver vazio aquando o início do jogo, as necessidades dos músculos concorrem com as necessidades do tubo digestivo, o que pode causar problemas digestivos favorecendo uma diminuição do nível de desempenho.

Esta refeição deve ser predominantemente
composta de carboidratos (de fécula) para não gastar as preciosas reservas energéticas.A quantidade depende da hora do jogo:

  • Se o jogo é de manhã, o café da manhã é a última refeição.Ele será composto por uma bebida quente, um produto a base de cereais e uma fruta ou uma compota.Oultracake é um bolo energético rico em carboidratos e sobretudo de fácil digestão.Ele satisfaz às necessidades como a última refeição.
  • Se o jogo é à tarde, o almoço será a última refeição.É composto por feculas (massa ou arroz), carne magra (frango), molho de legumes (evite os molhos gordos) e uma compota ou fruta.
  • Se o jogo é no início da noite, o lanche da tarde terá a mesma composição do que o café da manhã.

A hidratação é um fator fundamental durante esta última refeição.

Como abastecer  as reservas de energia durante o intervalo?

Você joga ao nível estadual, regional ou nacional?De qualquer maneira, você precisa repetir o aprovisionamento de energia durante o intervalo do jogo.A hidratação e a ingestão de alimentos energéticos são as prioridades durante este período.O ideal, é beber assim que possível.Não hesite em deixar uma garrafa ao pé do terreno se for possível.
Durante o intervalo, beba pequenas quantidades regularmente.

O abastecimento de energia deve ser feito rapidamente, prefira uma bebida energética ou gel energético, sua textura liquida ou meio liquida garante uma ação muito rápida.

Marie Fauchille
Nutricionista
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Conselhos
comment-bien-s-hydrater

A água é uma necessidade vital. Para a nossa saúde e equilíbrio do nosso corpo, qualquer quantidade de água perdida deve ser substituída. Antes, depois e principalmente durante o exercício, a desidratação é o pior inimigo do atleta e do desempenho. A hidratação é então essencial para cada um de nós. É por isso que o Blog APTONIA lançará seu primeiro arquivo sobre os benefícios e as características da hidratação em atletas. E aqui estão as primeiras seis dicas para hidratação ideal antes, durante e após o exercício.

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Conselhos
Les boissons énergétiques

Esta bebida tem como objetivo compensar a perda de água, carboidratos e minerais devido ao estresse. A sua composição é adaptada para as necessidades nutricionais dos atletas durante a atividade física.

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