Como adaptar sua alimentação à pratica do basquetebol?

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O basquetebol é um esporte que necessita muita energia durante o ano inteiro. Alimentar-se bem é essencial para a saúde, a forma física e o desempenho. A qualidade de nossos treinamentos e competições depende do trabalho realizado em relação ao basquetebol mas também a alimentação.

Necessidades energéticas do jogador de basquetebol

O organismo precisa de energia para funcionar no dia-a-dia mas também para a prática do basquetebol. As necessidades energéticas do jogador de basquetebol são pois o resultado da adição do consumo energético para as atividades diárias e o consumo ligado aos treinamentos e as competições.

Necessidades energéticas para o treinamento

Durante o treinamento, as necessidades energéticas variam em função da intensidade, da frequência e da duração das sessões. Com efeito, a carga de trabalho varia de um jogador para o outro. A maioria dos jogadores experientes disputa jogos cada semana aos quais se deve acrescentar os treinamentos quase cotidianos. Portanto é necessário fornecer a boa quantidade de energia para responder as necessidades desse esporte.

Em média, o consumo energético se situa por volta de 600kcal/hora para um jogador de 80kg

Fonte de energia para um bom jogo

O basquete é um esporte de alta intensidade. Necessita um esforço de longo prazo, alternando fases de sprints e fases de impulsos curtos e intensos. Assim as necessidades energéticas são elevadas e variam segundo os jogadores em função da sua capacidade física e do seu papel técnico na equipa.

Em média, o consumo energético durante um jogo é de 600kcal, mas lembre-se que este valor varia consideravelmente conforme o indivíduo.

Alimentação equilibrada e desempenho no Basquetebol

Uma alimentação equilibrada tem impacto direto no treinamento e nas competições. Permite aguentar a carga dos treinamentos limitando ao mesmo tempo os riscos de doenças e ferimentos. Uma alimentação equilibrada oferece várias vantagens aos jogadores de basquete. Permite:

  • Otimizar os treinamentos,
  • Melhorar a recuperação dos treinamentos e competições,
  • Manter um peso estável,
  • Reduzir os riscos de ferimentos e doenças,
  • Garantir uma boa preparação para os jogos,
  • Realizar desempenhos.

Para garantir uma alimentação equilibrada, são necessários:

  • Carboidratos em cada refeição para recuperar energia,
  • Carne ou peixe ou ovos, de uma a duas vezes por dia,
  • 5 frutas e legumes por dia, como fonte de vitamina, fibras e água,
  • 3 produtos lácteos como fonte de proteínas e cálcio,
  • Alimentos ricos em gordura em quantidade limitada como fonte de lipídios e vitaminas,
  • Produtos açucarados em quantidade limitada para o prazer do paladar,
  • Água sem restrições.

Hidratação e desempenho

Não se esqueça que a hidratação ocupa um lugar importante no desempenho. É necessário beber antes, durante e depois cada treinamento e competição. Tanto mais que as salas são muitas vezes sobreaquecidas, o que leva à perda de suor em grandes quantidades.

Beber água e bebidas isotônicas permite limitar a desidratação durante os treinamentos e jogos. Não esqueçamos que a desidratação é o maior inimigo do jogador de basquetebol.

 A fase de aquecimento, os quartos períodos e o intervalo são momentos ideias para se hidratar e recuperar energia. 

Durante os treinamentos, é necessário prever pausas para se hidratar.

A absorção de uma bebida isotônica permite preencher as necessidades de hidratação e as necessidades em glucídios na maioria dos jogos e treinamentos.

Durante os quartos tempos e o intervalo, compensar o consumo energético permite ao jogador se manter ao mesmo nível técnico em cada período.

A recuperação

A recuperação pós-treinamento já faz parte da preparação da próxima sessão. A renovação das reservas de água, açúcar e eletrólitos - reduzidos consideravelmente durante as sessões- é essencial para alcançar desempenhos. Esta fase começa logo depois do treinamento. O objetivo é fornecer o mais rapidamente possível água, glucídios, eletrólitos e proteínas. Para isso, várias soluções: A bebida de recuperação que pode fornecer tudo em boas quantidades é o ideal. Esta bebida pode ser substituída por uma bebida isotônica junta com uma barra de proteínas… 

Marie Fauchille
Nutricionista
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Conselhos
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A boa nutrição antes e durante o exercício é bom, mas gerenciar sua recuperação é ainda melhor. Muitas vezes negligenciada, a fase de recuperação tem um papel essencial no carregamento das reservas de energia e recuperação muscular. Ela também irá procurar eliminar toxinas da fadiga.

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