As bebidas energéticas

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Esta bebida tem como objetivo compensar a perda de água, carboidratos e minerais devido ao estresse. A sua composição é adaptada para as necessidades nutricionais dos atletas durante a atividade física.

O que é uma bebida energética?

Esta bebida tem como objetivo compensar a perda de água, carboidratos e minerais devido ao estresse. A sua composição é adaptada para as necessidades nutricionais dos atletas durante a atividade física.

Qual é a vantagem de bebidas energéticas?

Hidratação é fundamental, independentemente da atividade física. O primeiro objetivo de uma bebida energética é, então, hidratar.

As bebidas energéticas são doces e representam um aporte de carboidratos de fácil digestão durante o exercício. Eles podem reverter o esgotamento das reservas de energia e, assim, evitar a hipoglicemia ("a fadiga súbita")

Como usar bebidas energéticas?

Exercícios inferiores a 1h/1h30:

água pura é suficiente.

Exercícios superiores a 1h / 1h30:

É aconselhável consumir uma bebida com carboidratos com ingestão regular (1 gole a cada 10 a 15 minutos). Esta bebida deve se concentrar em carboidratos para fornecer energia ao corpo rapidamente utilizável. Esta bebida também deve conter sódio, vitamina B1 e ser isotônica para assimilação adequada.

Exercícios muito longos:

Para os esforços que duram muito tempo, a ingestão de carboidratos e minerais é sempre importante pois eles permitem suprir as necessidades. Esta bebida também deve conter minerais: sódio, assim como potássio e magnésio, em tempo quente, ela deve também conter vitaminas B1, B2, B6, que têm um papel na utilização de carboidratos pelo corpo.

Quais são os ingredientes essenciais de uma bebida energética?

A especificidade da bebida será ligada ao hidrato de carbono, sais minerais (tais como o sódio) e, assim, a sua osmolaridade.

A água para manter a hidratação: a atividade física é a causa da perda significativa de água podendo afetar o desempenho dos atletas.

Carboidratos compensam as perdas de energia: os carboidratos mais utilizados são glicose, frutose e maltodextrina.

O sódio para compensar as perdas de suor: o sódio ajuda a manter o equilíbrio de fluidos no corpo. A ingestão situada entre 400 e 1100mg/L é recomendada. Não é recomendado ultrapassar este limiar para não modificar a osmolaridade e, assim, indiretamente, a taxa de esvaziamento gástrico

Osmolaridade: A osmolaridade do sangue deve ser de 290mOsm /L, e a bebida isotônica deve ter a mesma concentração

Há armadilhas evitar?

  • Frutose: A frutose por si só não é recomendada durante o exercício. Além de 30g / l, pode conduzir a problemas gastrointestinais, que têm um efeito negativo no desempenho. Ela deve ser combinada com outro açúcar.
  • O mel: muito rico em frutose. Bebida energética formulada com este ingrediente têm pouco valor a menos que seja ligada a outro açúcar.
  • A temperatura da bebida: A bebida deve ser fresca (10-15 ° C), mas não gelada.

O que é a regulamentação de bebidas energéticas?

Para obter a alegação nutricional "produto dietético do exercício" as bebidas devem atender a exigências regulamentares específicas.

As bebidas energéticas são parte de uma das seis categorias de gêneros alimentícios destinados a uma alimentação especial (dDAP) regulamentados a nível europeu pela Diretiva 89/398/CEE.

Mais produtos de exercício são especificamente regulamentados pelo Decreto de 20 de julho de 1977 que afirma que o seu conteúdo de carboidratos é de pelo menos 60% de sua ingestão calórica. Além disso, devem conter uma quantidade de vitamina B1, tais como ingestão calórica de 3000 kcal que corresponde a um consumo de vitamina B1 entre 3 e 9 mg.

Marie Fauchille
Nutricionista
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Conselhos
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A água é uma necessidade vital. Para a nossa saúde e equilíbrio do nosso corpo, qualquer quantidade de água perdida deve ser substituída. Antes, depois e principalmente durante o exercício, a desidratação é o pior inimigo do atleta e do desempenho. A hidratação é então essencial para cada um de nós. É por isso que o Blog APTONIA lançará seu primeiro arquivo sobre os benefícios e as características da hidratação em atletas. E aqui estão as primeiras seis dicas para hidratação ideal antes, durante e após o exercício.

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Conselhos

As bebidas isotônicas, você as conhece? Durante o exercício, a hidratação é essencial para não perder desempenho. Mas, depois de uma hora de exercício a água não é suficiente! Deve-se fornecer energia para os músculos através de carboidratos, e sódio para compensar a sudorese. A bebida isotônica pode apenas trazer ao corpo do atleta estes dois elementos essenciais!

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