Barras energéticas e práticas esportivas.

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Qualquer atividade física provoca um gasto energético que deve ser compensado. As barras energéticas respondem a esta necessidade bem como os géis. As suas composições são geralmente feitas para responder às necessidades antes, durante e após o esforço. Desta forma, a escolha da barra será feita em função do esforço e/ou do momento do consumo.

Quando consumir uma barra energética?

Antes do esforço

É pertinente consumir uma barra energética antes do treino sobretudo se esse for longe de uma refeição. O objetivo do treino é ser o mais eficaz possível para garantir uma progressão.

Se iniciar o treino com reservas energéticas baixas, não irá conseguir garantir o máximo de eficácia.

O objetivo deste período é de proporcionar glicídos para completar as reservas energéticas.

Consuma uma barra de cereais ou biscoitos concebidos para o esporte. Não se esqueça de associar uma boa hidratação, ponto fundamental para todas as atividades físicas.

Durante o esforço :

Durante o esforço os objetivos nutricionais são de compensar as perdas hídricas e energéticas. As barras respondem às necessidades energéticas e devem ser completadas por um ganho hídrico. A escolha da barra irá depender do objetivo e da atividade. Se o objetivo for combater um cansaço súbito, aconselhamos as pastas de frutos ou ainda as pastas de nougat. Se o seu objetivo é manter as reservas energéticas estáveis com a previsão de um esforço longo, aconselhamos as barras de cereais ou a ultra bar.

Após o esforço

Em fase de recuperação «, temos vários objetivos:

  • Compensar as perdas hídricas, energéticas e minerais,
  • Ajudar o músculo a recuperar-se.

As barras de proteínas associadas a uma boa hidratação respondem completamente a estas necessidades. São compostas de glicídos para completar as reservas energéticas e de proteínas para ajudar na reparação muscular.

Marie Fauchille
Nutricionista
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Conselhos
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A água é uma necessidade vital. Para a nossa saúde e equilíbrio do nosso corpo, qualquer quantidade de água perdida deve ser substituída. Antes, depois e principalmente durante o exercício, a desidratação é o pior inimigo do atleta e do desempenho. A hidratação é então essencial para cada um de nós. É por isso que o Blog APTONIA lançará seu primeiro arquivo sobre os benefícios e as características da hidratação em atletas. E aqui estão as primeiras seis dicas para hidratação ideal antes, durante e após o exercício.

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Conselhos
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A boa nutrição antes e durante o exercício é bom, mas gerenciar sua recuperação é ainda melhor. Muitas vezes negligenciada, a fase de recuperação tem um papel essencial no carregamento das reservas de energia e recuperação muscular. Ela também irá procurar eliminar toxinas da fadiga.

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